segunda-feira, 30 de novembro de 2009

RELATÓRIO DA OFICINA DE PROJETOS



Paratinga, quinta-feira 20 de agosto de 2009.
DIREC 22 - Ibotirama - Bahia

Relatório da 2ª Oficina do GESTAR II – Oficina: Pedagogia de Projeto
Formadora de Língua Portuguesa: Marilde Ramos de Souza Sobrinho

Nossa segunda oficina aconteceu acompanhada de grandes emoções em função da dinâmica “A viagem” que foi trabalhada com os cursistas. Ao escrever e falar sobre cada sonho que queriam realizar, no decorrer da apresentação da dinâmica, eles descobriram que tinham que aos poucos, desfazer daqueles sonhos. A frustração foi grande, ficaram indecisos sem saber de qual sonho tinha que descartar. Ao colocar as perguntas para que a sensibilização e os questionamentos fossem feito, duas cursistas bastante emocionadas, comoveu a sala ao dizer das dificuldades que teve para desfazer dos seus sonhos, até porque já haviam idealizado e em momento algum pensou em desfazê-lo.
Em seguida com a divisão dos grupos, fizemos no momento de estudo através da apostila “Etapas de um projeto” onde os mesmos discutiram sobre as dificuldades que tinham para continuar com os projetos em suas Escolas, em função da não participação de todos os professores no processo. Questionaram também sobre a falta de comprometimento das equipes de trabalho, por isso se sentiam um pouco de insucesso na realização dos Projetos.
Para que minimizasse um pouco essa sensação de impotência, foi proposto aos cursistas que fizesse nos grupos uma simulação de um projeto com os problemas mais gritantes existentes nas suas Escolas. Rapidamente surgiu, quase que unânime a questão da “disciplina”, daí partimos para colocarmos no quadro que todos tinham em mãos: PROBLEMÁTICAS, TEMÁTICAS e AÇÕES. Ao discutir as problemáticas os grupos chegaram a conclusão que para começo de elaboração é necessário que obtenha informações junto à comunidade ( variáveis exógenas, ou seja, ou seja externa à escola) e junto à própria escola (variáveis endógenas, ou seja, informações internas a serem fornecidas por todo os que trabalham e convivem no ambiente escolar (alunos, professores, direção, pais e todos os funcionários).
Quanto aos objetivos e metas do PROJETO PEDAGÓGICO devem ser elaborados a partir das necessidades, limitações, e expectativas e potencialidades da
comunidade, dos alunos, da equipe escolar, levando em conta os recursos pedagógicos e materiais existentes na escola.
Devem conter no mínimo as seguintes informações:
• As competências e habilidades que os alunos precisam desenvolver;
• Os conceitos integrados e os conceitos significativos;
• As informações e os conhecimentos anteriores que possuem, tanto os alunos quanto os professores;
• Os materiais e os procedimentos a serem utilizados;
• As relações interpessoais;
• A organização do tempo;
• Os projetos a serem desenvolvidos.
No Ensino Fundamental o PROJETO PEDAGÓGICO deve ter como objetivo a formação do cidadão, fornecendo ao aluno, ainda, subsídios necessários à sua melhor inclusão social.
Para o Ensino Médio, além do reforço, da consciência cidadã deve-se preparar o aluno para as incertezas e provisóriedade da vida social atual e especificamente a vida profissional, além de trabalharmos, junto a eles, a formação de atitudes para o trabalho.
As discussões foram bastante interessantes e proveitosas, as inferências eram feitas, mediante as apresentações pelos grupos participantes.

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