segunda-feira, 30 de novembro de 2009

RELATORIO DA OFICINA INTRODUTÓRIA

Paratinga, quinta-feira 30 de julho de 2009

DIREC 22 – Ibotirama



Relatório da 1ª oficina do GESTAR II - Oficina Introdutória
Formadora de Língua Portuguesa: Marilde Ramos de Souza Sobrinho


A primeira oficina que realizamos aconteceu no dia 30 de julho de 2009. Foi um acolhimento bastante caloroso, com boas vindas precedidas de uma mensagem de Fernando Pessoa, onde os cirsistas se sentiram a vontade, pois todos estavam descontraídos dando-me mais segurança para falar sobre a importância do Programa GESTAR, e como o Guia Geral iríamos nos auxiliar para que no decorrer das próximas oficinas pudéssemos aprimorar as nossas práticas pedagógicas. Durante a realização da dinâmica da árvore, os cursistas iam se apresentando e falando de suas expectativas, onde os mesmos deram depoimentos maravilhosos a respeito do programa, até porque alguns já haviam feito o GESTAR I e já conhecem a proposta pedagógica do programa.
Fizemos a apresentação do Programa GESTAR II destacando sua estrutura, seus pilares, seus objetivos e sua principais ações através dos slides que ali aos poucos iam sendo apresentados. Em seguida foi entregue o kit completo do material, onde todos assinaram uma lista se responsabilizando pelos mesmos. Efetuamos um estudo dirigido sinalizando a importância do estudo sistemático do Guia Geral, como um documento que subsidia as ações do programa, apontando os direitos e deveres do professor cursista. Em plenária fizeram a apresentação e conclusão das atividades estabelecidas a cada grupo com as respectivas páginas do Guia, para que todos tomassem conhecimento do assunto, fazendo assim análise, síntese e registro das principais informações de cada unidade proposta no Guia Geral.
Fechamos a apresentação salientando a grande importância do conhecimento e da estrutura pedagógica do Programa GESTAR II por parte dos cursistas, bem como o cumprimento dos seus deveres, (salientando para as atividades não presenciais) para que os mesmos obtenham uma efetiva formação continuada, com a garantis dos certificados sem prejuízo à sua carga horária.
Na oportunidade foi sinalizado sobre as diferenças entre o Gestar Bahia e o Gestar MEC, apresentando o slide com observações no Guia Geral, como também a importância da utilização dos PCNS no desenvolvimento da prática do Programa relacionados aos TPs. e aos AAAs. Finalizamos discutindo o objetivo da oficina, apresentando o vídeo Gestar (cão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário