segunda-feira, 30 de novembro de 2009

RELATÓRIO DA OFICINA DO TP 3 GÊNEROS LITERÁRIOS

Paratinga, quinta-feira 03 de outubro de 2009.
DIREC – 22 Ibotirama – Bahia

Relatório da 3ª Oficina do GESTAR II – Oficina: TP 03 Unidade: 10
Formadora de Língua Portuguesa: Marilde Ramos de Souza Sobrinho


A Oficina de Gêneros Textuais foi realizada no dia 03 de outubro de 2009 com muita expectativa por parte dos cursistas, até porque muitos revelaram que tinham dúvidas para trabalhar com os gêneros, em função das dificuldades encontradas na escola e nos seus municípios, alegando os tipos de recursos não disponíveis.
Ao falarmos dos recursos que poderiam ser utilizados como: (editorial, cartas ao leitor, resultados de loterias, notas de falecimento, tiras, propagandas, classificados, resumo de novelas, previsão do tempo etc.). Ao observarem todo o material exposto, fizeram mais citações de gêneros e onde poderiam ser encontrados.
Aproveitamos a dinâmica da oficina para falarmos um pouco sobre hibridismo, transmutação de gênero, suporte de um texto, funcionalidade de um texto, etc. Quando entramos na fundamentação teórica da oficina com o texto do TP, “Definição e funcionalidade” de Luiz Antônio Marcuschi, vimos o quanto ele comenta sobre como as novas tecnologias propiciam o surgimento de novos gêneros textuais, o mesmo dando exemplo de telemensagens, teleconferências, videoconferências, cartas eletrônicas (e-mails), bate-papos virtuais assim por diante, aí, veio surgindo as idéias de o quanto é tranqüilo trabalhar os gêneros sem aquela preocupação de que não disponho de ferramentas para referenciar esse tipo de atividade.
Ao analisarmos o AAA, eles perceberam o quanto esses cadernos serão norteadores para se trabalhar com ótimas atividades, onde irão reforçar e ampliar o conhecimento e as discussões em torno dos conteúdos, fazendo com que os alunos venham com certeza obter momento de prazer com as atividades aplicadas pelos professores.
No término da oficina, sentir os professores bastante a vontade, quando solicitei que os fizesse a avaliação da mesma com os gêneros ali citados. Fizeram receitas e poemas maravilhosos e acharam bastante interessante essa diferente maneira de se avaliar, ficou como sugestão para que eles também criasse outras maneiras com seus alunos durante a aplicação das atividades em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário