segunda-feira, 30 de novembro de 2009

RELATÓRIO DO TP 5 Unid 18

Paratinga, quinta-feira 12 de novembro de 2009.
DIREC 22 - Ibotirama - Bahia

Relatório da 7ª Oficina do GESTAR II – Oficina: TP 5 Und. 18
Formadora de Língua Portuguesa: Marilde Ramos de Souza Sobrinho

O sétimo encontro do Gestar II aconteceu no dia 12/11/09 na Escola Pólo Centro Territorial de Educação Profissional do Velho Chico onde foi discutido as unidades 17 e 18 da TP 5 com o objetivo de compreender a noção de Estilo e como se constrói a coerência nos textos. Para refletir um pouco mais sobre a questão do ler, escrever e interpretar, realizou-se a leitura e discussão do Ampliando as referências onde o mesmo nos trouxe uma reflexão onde ler e escrever são processos complexos e a aprendizagem desses conhecimentos é longa e, às vezes, lenta; para tanto, faz-se necessário uma permanente reflexão sobre os pressupostos teóricos, metodológicos que embasam essas práticas escolares. Na sequência foi o momento em que os professores relataram as suas experiências, demonstrando como e quais atividades desenvolveram com os seus alunos em sala de aula. Houve muitas sugestões de atividades para trabalhar o tema proposto, quando os grupos fizeram abordagem sobre “A fantasia das palavras” e a “Parafantasia”. Naquele momento sentirem a importância das significações textuais completando com nossos conhecimentos, lacunas que os textos vão deixando e desenvolvendo habilidades importantes para construção da coerência textual.Para dar continuidade, os professores reuniram-se em grupos para analisarem coletivamente a atividade 4 da página 77 onde foi ali observado os aspectos relacionados à coerência, como as relações harmoniosas entre as parttes garantindo assim sua coerência, sua compreensão, como também de que forma os modos e os elementos estão ligados entre si. Caracterizam a coerência na relação entre textos verbais e não-verbais. Houve também a troca de sugestões de como desenvolver essas atividades em sala de aula. Para finalizar, os professores avaliaram oralmente o dia de estudo, e a formadora questionou sobre o tema da próxima oficina que irá tratar da questão das variantes linguísticas

Nenhum comentário:

Postar um comentário